Funcionamento sucessivo de motores

Montagem efetuada:

Circuito de potência e circuito de comando:

Funcionamento sucessivo de motoresFuncionamento sucessivo de motores - esquema

A instalação representada na figura é constituída por duas correias transportadoras tendo ao meio um moinho. É necessário que os motores entrem em funcionamento s
ucessivo pela seguinte ordem: m1, m2 e m3.

Deste modo, evitar-se-à a acumu­lação dos materiais transportados. Se m1 parar, automatica­mente de­verão ser desliga­dos m2 e m3, pela mesma ra­zão, o mesmo aconte­cendo a m3 em relação a m2.

Princípio de funcionamento:

  • Pressionando o botão de marcha S1 o contactor KM1 atraca, a lâmpada de sinalização H1 acende e o motor M1 arranca.
  • Só depois de atracar o contactor KM1 (fechando o contacto auxiliar 23-24 de KM1) se poderá arrancar o motor M2 pressionando o botão de marcha S2.
  • O motor M3 só poderá arrancar depois de ter atracado o contactor KM2 que fechará o contacto auxiliar normalmente aberto 23-24. Bastará pressionar o botão de marcha S3 para o contactor KM3 atracar e o motor M3 arrancar.
  • Sempre que qualquer contactor atracar uma lâmpada (H1, H2, H3) sinalizará essa situação.
  • Se houver alguma situação de sobrecarga os motores em funcionamento pararão.
  • Para em qualquer altura parar os motores em funcionamento bastará pressionar o botão de paragem S0.

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/lpa/

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