Arranque direto de um motor assíncrono trifásico

Esquemas:

Arranque direto de um motor

  • O esquema representa um circuito para arranque de um motor assíncrono trifásico, através de um contactor e botoneira com dois botões de pressão «Marcha-Paragem» ( 1 – 0).
  • A protecção do circuito é feita por um relé térmico -F1 contra sobrecargas e por um seccionador fusível tripolar -Q1 contra curto-circuitos (Na montagem prática efetuada,  foi utilizado um disjuntor magnético tripolar) .
  • O comando da bobina do contactor é feito do seguinte modo: quando o botão de marcha  1 é acionado, fecham-se os seus contactos NA 13-14, o que leva a que a bobina do contactor seja alimentada. Fecham-se então automaticamente os contactos principais do contactor -KM1, bem como os contactos auxiliares 13-14, os quais estabelecem a auto-alimentação da bobina.
  • Deste modo, ao deixar de atuar sobre o botão 1 , a bobina mantém-se alimentada através dos contactos auxiliares.
  • A paragem do motor é feita por acionamento do botão de pressão 0 €, o qual interrompe os contactos NF 11-12 e, consequentemente, a alimentação da bobina. De igual modo, será o circuito interrompido por abertura dos contactos 95-96 do relé térmico.

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/lpa

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