Circuito de potência:
O arranque estrela – triângulo é de grande aplicação nos motores assíncronos com o rotor em curto – circuito.
O sistema consiste em ligar primeiramente os enrolamentos do estátor em estrela e, logo que o motor arranque, ligá-los em triângulo, que é o módulo mais usual de funcionamento. Como é sabido esta técnica reduz a corrente de arranque a 1/3 do seu valor.
O esquema representado permite o arranque automático, isto é, ao fim de um certo tempo, o contactor -KM2, de acção retardada, passa a ligação de estrela para triângulo.
Funcionamento do circuito de potência:
- Fecho de -KM1 (ligação em estrela)
- Fecho de -KM2 (alimentação do motor)
- Abertura de -KM1 (eliminação da ligação em estrela)
- Fecho de -KM3 (ligação em triângulo)
Circuito de comando:
Funcionamento do circuito de comando:
- Acionamento do botão de marcha 1
- Fecho de -KM1
- Fecho de -KM2 por -KM1 (contactos auxiliares 13-14)
- Auto–alimentação de -KM1 e -KM2 por -KM2 (contactos 13-14)
- Abertura de -KM1 por -KM2 (contactos 55-56)
- Fecho de -KM3 por -KM1 (contactos 11-12)
- Paragem: Acionar o botão de paragem 0
Nota: Existe encravamento elétrico entre -KM1 e -KM3
qual é a importância do arranque estrela-triângulo?
Olá Marinela,
https://pt.wikipedia.org/wiki/Partida_estrela-tri%C3%A2ngulo
🙂
Cumprimentos elétricos
A importância da partida estrela-triângulo é a diminuir o pico de corrente na partida do motor , usando este artifício o motor terá na sua partida um terço da corrente que teria se fosse partir normalmente , e aí a importância dessa forma os fusíveis de proteção são dimensionados para suportar o pico de corrente , a contatora dimensionada para suportar essa cargas assim como os fios condutores ,baixando o custos e o mais importante é que esse pico de corrente é chamado de reatância indutiva e essa reatância a empresa de energia elétrica .Reatância é a resistência oferecida à passagem de corrente alternada por um indutor ou capacitor num circuito.
Acontecerá o seguinte, ao aplicarmos uma tensão alternada sobre um
indutor: a corrente irá se atrasar em relação à tensão, ou seja, haverá
uma defasagem entre uma e outra. Supondo que muitos circuitos ou equipamentos são indutivos, devemos
salientar o seguinte, por exemplo:
Parte da potência dissipada por um motor é mecânica e parte é
transformada em campos eletromagnéticos.
A parte da potência que é transformada em outro tipo de trabalho ou
energia como, movimento, luz, calor etc., é chamada de potência ativa e será
aqui indicada por PW.
A parte da potência que é transformada em campos eletromagnéticos é
chamada de potência reativa e será aqui chamada de PVAr.
A potência total em um circuito de corrente alternada é chamada de
potência aparente e será indicada por PVA.
Podemos dizer que a potência total ou aparente é a soma vetorial da
potência ativa com a potência reativa.
Através do cos φ (coseno FI) podemos descobrir qual parte da
potência aparente é transformada em outro tipo de potência, como luz, calor
etc., e que parte se transforma em campo eletromagnético.
nisso se constitui o fator potência que quanto menor for mais é cobrado .Para não receber multa se evita passar 0,92 que é o valor permitido do fator potência
Boa noite… Uma questão em relação a este tipo de motores. Se eu quiser verificar a resistencia de isolamento do motor, como devo utilizar o megaohmimetro?
Eu quero aprender mas sobre os comandos