Arranque estrela-triângulo


Circuito de potência:

circuito de potência - Arranque estrela triângulo

O arranque estrela – triângulo é de grande aplicação nos motores assíncronos com o rotor em curto – circuito.

O sistema consiste em ligar primeiramente os enrolamentos do estátor em estrela e, logo que o motor arranque, ligá-los em triângulo, que é o módulo mais usual de funcionamento. Como é sabido esta técnica reduz a corrente de arranque a 1/3 do seu valor.

O esquema representado permite o arranque automático, isto é, ao fim de um certo tempo, o contactor -KM2, de acção retardada, passa a ligação de estrela para triângulo.

Funcionamento do circuito de potência:

  • Fecho de -KM1 (ligação em estrela)
  • Fecho de -KM2 (alimentação do motor)
  • Abertura de -KM1 (eliminação da ligação em estrela)
  • Fecho de -KM3 (ligação em triângulo)

Circuito de comando:

circuito de comando - Arranque estrela triângulo

Funcionamento do circuito de comando:

  • Acionamento do botão de marcha 1
  • Fecho de -KM1
  • Fecho de -KM2 por -KM1 (contactos auxiliares 13-14)
  • Auto–alimentação de -KM1 e -KM2 por -KM2 (contactos 13-14)
  • Abertura de -KM1 por -KM2 (contactos 55-56)
  • Fecho de -KM3 por -KM1 (contactos 11-12)
  • Paragem: Acionar o botão de paragem€ 0

Nota: Existe encravamento elétrico entre -KM1 e -KM3

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/lpa
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5 respostas a Arranque estrela-triângulo

  1. Marinela diz:

    qual é a importância do arranque estrela-triângulo?

    • fabio diz:

      A importância da partida estrela-triângulo é a diminuir o pico de corrente na partida do motor , usando este artifício o motor terá na sua partida um terço da corrente que teria se fosse partir normalmente , e aí a importância dessa forma os fusíveis de proteção são dimensionados para suportar o pico de corrente , a contatora dimensionada para suportar essa cargas assim como os fios condutores ,baixando o custos e o mais importante é que esse pico de corrente é chamado de reatância indutiva e essa reatância a empresa de energia elétrica .Reatância é a resistência oferecida à passagem de corrente alternada por um indutor ou capacitor num circuito.
      Acontecerá o seguinte, ao aplicarmos uma tensão alternada sobre um
      indutor: a corrente irá se atrasar em relação à tensão, ou seja, haverá
      uma defasagem entre uma e outra. Supondo que muitos circuitos ou equipamentos são indutivos, devemos
      salientar o seguinte, por exemplo:
      Parte da potência dissipada por um motor é mecânica e parte é
      transformada em campos eletromagnéticos.
      A parte da potência que é transformada em outro tipo de trabalho ou
      energia como, movimento, luz, calor etc., é chamada de potência ativa e será
      aqui indicada por PW.
      A parte da potência que é transformada em campos eletromagnéticos é
      chamada de potência reativa e será aqui chamada de PVAr.
      A potência total em um circuito de corrente alternada é chamada de
      potência aparente e será indicada por PVA.
      Podemos dizer que a potência total ou aparente é a soma vetorial da
      potência ativa com a potência reativa.
      Através do cos φ (coseno FI) podemos descobrir qual parte da
      potência aparente é transformada em outro tipo de potência, como luz, calor
      etc., e que parte se transforma em campo eletromagnético.
      nisso se constitui o fator potência que quanto menor for mais é cobrado .Para não receber multa se evita passar 0,92 que é o valor permitido do fator potência

  2. Luis diz:

    Boa noite… Uma questão em relação a este tipo de motores. Se eu quiser verificar a resistencia de isolamento do motor, como devo utilizar o megaohmimetro?

  3. Araújo valeriano diz:

    Eu quero aprender mas sobre os comandos

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